De tempos para cá o ovo se tornou um grande alido da alimentação saudável. Além disso, é um ingrediente versátil: pode ser usado em receitas, preparado de diferentes formas e é uma boa opção para consumir em qualquer refeição.
1. O ovo previne o envelhecimento precoce
O alimento possui nutrientes com ação antioxidante, como carotenóides, vitaminas A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio, que ajudam a proteger as células da ação danosa dos radicais livres, retardando seu envelhecimento.
2. A gema é supernutritiva
A gema do ovo contém ômega 3, colina, ácido fólico, minerais, além de ser uma excelente fonte de vitaminas lipossolúveis. Uma gema fornece entre 10 a 20% da dose diária recomendada de vitaminas A, D, E e K. Seu elevado teor de vitamina D atua no desenvolvimento de ossos e dentes, e nos sistemas imunológico, cardiovascular e cerebral. Na gema estão 40% de proteínas, antioxidantes e a maioria de vitaminais e minerais. Além disso, a gordura da gema é monoinsaturada, o mesmo tipo de gordura presente no azeite de oliva.
3. A clara é fonte de proteína pura
Segundo a nutricionista, a clara do ovo é fonte de proteína pura e não apresenta nenhuma quantidade de gordura. Tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas do complexo B, fundamentais para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade.
4. O ovo é aliado da pele, unhas e cabelo
O ovo deixa a pele mais bonita e combate a flacidez, pois é rico em proteínas de alta qualidade, favorecendo, então, a produção de colágeno. Além disso, pode ajudar quem tem cabelo quabradiço e unhas fracas, já que tem vitaminas do complexo B e biotina, um nutriente que promove o crescimento do cabelo saudável e combate a fragilidade das unhas.
5. O ovo dá saciedade
A nutricionista explica que o ovo contribui para a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e, consequentemente, ajudando na perda de peso.